MAURÍCIO RIZZO

Redator consolidado há mais de dez anos na TV Globo, Maurício Rizzo agora se destaca também como ator em série humorística na casa.

Atualmente, ao lado de Marcius Melhem e Marcelo Adnet, é roteirista e ator do programa "Tá no ar: a TV na TV" que chega em sua terceira temporada na Rede Globo. Autor da TV Globo há dez anos, assinou os roteiros dos seriados "A Diarista", "A Grande Família", "Junto & Misturado", "Os Caras-de-Pau", além do seriado "Cilada", com Bruno Mazzeo, no canal Multishow.

Apesar de ter uma carreira consolidada como roteirista, Maurício Rizzo tem uma formação multifacetada. Se formou em Engenharia pela PUC-Rio e depois se tornou Bacharel em Música Popular Brasileira pela Universidade do Rio de Janeiro. Foi a partir dessa segunda especialização que Maurício se aproximou do universo teatral atuando como diretor musical. A convivência constante com os atores foi fundamental para que se interessasse em interpretar e logo percebeu seu talento em criar esquetes de humor que funcionavam no teatro. Em 2002, escreveu e atuou no espetáculo "TV Temas". A peça foi sucesso no circuito alternativo da noite carioca e ficou quatro anos em cartaz. "TV Temas". Anos depois, o conteúdo da peça foi adaptado para Internet e veiculado no canal de humor "TV vai com as outras", outro sucesso de crítica.

Seu último trabalho no teatro foi o espetáculo "Como é que Pode?" que escreveu em 2011 em parceria com Gabriel Louchard. A peça continua em cartaz até hoje.

No cinema, escreveu e dirigiu o curta-metragem "Quintas Intenções", com Bruno Mazzeo e Renata Castro Barbosa, que recebeu inúmeros prêmios, entre eles o troféu de Melhor Roteiro de Curta-Metragem Digital no Festival Cine-PE (2009) e Menção Honrosa na categoria Ficção/Vídeo no Festival Gramado Cine Vídeo (2008).

Escreveu o conto "Tempos Idos", parte da coletânea Humor Vermelho, lançada em setembro de 2009 pela editora Usina de Letras. O livro participou da Bienal do Livro do mesmo ano. Anos depois, o conto deu origem ao premiado curta-metragem homônimo, que teve sua estreia em 2015.

Acumulando anos de experiência na criação de textos, Maurício ministra, desde 2010, cursos sobre a arte de escrever. Em 2015 criou uma nova Oficina de Roteiro de Humor, em que analisa exemplos de filmes clássicos e seriados de comédia.

+55 21 2173.1157
[email protected]

Av. das Américas, 700 - Bl. 1 - Sl 331
Centro Empresarial Città América - Rio de Janeiro - 22640-100